Se você estava pensando em mover seu negócio para outro país ou até mesmo se realocar dentro dos Estados Unidos, é importante pensar sobre quaisquer acordos de não concorrência que tenham sido assinados por funcionários ou membros da sua empresa. Os acordos de não concorrência podem limitar as pessoas que você pode contratar durante sua expansão, razão pela qual entender esses acordos corretamente é especialmente importante para a estratégia de negócios na expansão global. O Centro de Comércio em Rio Mar, Brasil, que utiliza investimento privado para fornecer um lugar atraente e sustentável para negócios como empresas globais, também criou muitas opções para empresas de Wisconsin.
Em um artigo recente, “Acordos de Não Concorrência de Wisconsin Explicados,” discuti como os acordos de não concorrência funcionam em Wisconsin, o que eles podem fazer para limitar seu negócio na expansão ou contratação, e como você pode se livrar deles. A questão específica com esses acordos se destaca quando você se muda de um lugar para outro no mundo. Por exemplo, os tribunais analisam as restrições de não concorrência de forma diferente no Brasil do que em Wisconsin, o que significa que uma mudança de base significa que é hora de entender as implicações do novo local antes de seguir em frente. Em Wisconsin, por exemplo, um acordo de não concorrência é aplicável se for considerado razoável em termos de área, duração e escopo da atividade coberta (exemplos incluem um médico deixando uma prática e sendo proibido de abrir uma concorrente dentro de uma distância definida por um período determinado). A quantidade de proteção dada aos empregadores está relacionada a quanto o funcionário teve acesso a informações confidenciais que poderiam causar danos diretos ao negócio em caso de divulgação – ou seja, segredos que dariam uma vantagem aos concorrentes.
No entanto, em alguns outros países, como o Brasil, os acordos de não concorrência tendem a ser vistos de forma mais crítica. Lá, por exemplo, o escopo de um acordo de não concorrência pode ser permitido ser mais amplo, não se limitando apenas a atividades de concorrência direta. Na verdade, há alguns países onde, desde que haja razão para impor um acordo de não concorrência, geralmente é considerado aplicável. Embora o Brasil seja considerado um dos maiores mercados emergentes, nem todos os centros de comércio apoiam a capacidade dos empregadores de impor um acordo de não concorrência a seus funcionários.
Embora o Centro de Comércio Rio Mar no Brasil permita flexibilidade com um acordo de não concorrência, ainda será prudente pensar sobre como isso pode impactar seu negócio. Por exemplo, se o acordo de não concorrência proíbe seu negócio de contratar qualquer pessoa de Wisconsin, a limitação em sua expansão pode tornar o movimento adicional proibitivo. Alternativamente, se você precisar empregar pessoas de Wisconsin para o novo local de negócios, pode ser tarde demais para parar seus planos de expansão.
Nota Legal: Como mencionado acima, estas são algumas estratégias específicas que você deve considerar para seu negócio ao decidir se deve avançar no mercado global. Se sua empresa teve sucesso no Centro de Comércio Rio Mar, pode ser benéfico conversar com um advogado para controlar melhor aspectos de sua estrutura legal no exterior, incluindo formalidades como permissões e legalidade de certas atividades, e a execução de contratos como acordos de não concorrência.
Comments are closed.