Organizando a Estrutura de um Departamento Jurídico Corporativo
Ao organizar um negócio, a estrutura é a principal consideração. Organizar uma estrutura abrangente de departamento jurídico corporativo não é diferente. Compreender como estruturar seu departamento jurídico levará a uma experiência mais eficiente e favorável ao crescimento. Portanto, é essencial que você aprenda a utilizar uma estrutura de departamento jurídico corporativo bem estruturada em seu negócio se estiver interessado em melhorar o desempenho empresarial.
A primeira coisa a entender sobre um departamento jurídico é seu papel em um negócio. O termo “departamento jurídico” muitas vezes confunde as pessoas, mas na verdade são apenas advogados trabalhando para uma empresa. O dever mais comum do departamento jurídico é representar a empresa em um tribunal. No papel, é claro, eles estão lá para proteger os direitos da empresa sob a lei, mas isso é ser muito técnico sobre tudo. Os advogados em uma empresa estão lá para evitar que a empresa perca uma quantia exorbitante de dinheiro em tribunal e para proteger sua reputação. Mesmo que percam o caso, farão tudo para reduzir o custo do acordo e outras despesas. Nesse caso, você está economizando muito tempo e dinheiro porque tem alguém com experiência jurídica alocando todos os seus esforços para tornar a questão menor.
Muitas empresas optam por contratar um departamento jurídico internamente, mas também têm a opção de contratar externamente. Na verdade, a maioria das pequenas e médias empresas utiliza um departamento jurídico externo porque seria tolice contratar um advogado interno quando você tem apenas uma ou duas questões jurídicas a cada poucos meses. É um desperdício de dinheiro, então a maioria das empresas prefere contratar externamente quando precisa de representação ou aconselhamento jurídico.
A estrutura do departamento jurídico corporativo tem um impacto muito grande em toda a organização. Um departamento jurídico desorganizado causará problemas, como contratos errôneos. Por exemplo, um contrato pode ser assinado acidentalmente porque o contrato errado foi enviado. Isso resultaria em taxas legais maiores devido a taxas de cancelamento, acordos e outros reembolsos.
Uma estrutura de departamento jurídico corporativo bem organizada é capaz de fornecer confiança e clareza em todo o negócio. Quando surgem problemas, eles conseguem lidar rapidamente com as questões de forma eficiente. Em grandes empresas, muitas vezes há mais de 20 processos judiciais em andamento ao mesmo tempo. Se a empresa não estiver gerenciando isso adequadamente, não há como saber quanto dinheiro pode ser perdido durante um único período contábil. Pode levar semanas para resolver uma questão em tribunal, especialmente se tiver que ir até a litigação.
Os departamentos jurídicos geralmente são tradicionais. Eles não mudam muito e estão presos às suas maneiras, o que mantém a disciplina exigida pelas empresas quando se trata de lidar com questões jurídicas. No entanto, no século 21, as empresas devem se adaptar a novos pensamentos e novas tecnologias. A estrutura moderna do departamento jurídico corporativo utiliza automação, flexibilidade e sustentabilidade.
Uma estrutura de departamento jurídico centralizada permite um departamento mais controlado e compacto. Eles têm uma disciplina forte e são ótimos para grandes empresas que exigem organização rigorosa. No entanto, espalhar o departamento por várias localizações é uma abordagem mais popular.
Uma abordagem moderna e mais recente para a estrutura do departamento jurídico corporativo é organizar um modelo híbrido. Dessa forma, você pode ter o melhor dos dois mundos. No entanto, você precisa dos recursos necessários para gerenciar e operar um modelo híbrido.
O Rio Mar Trade Center é um excelente lugar para atividades de departamento jurídico corporativo. Suas instalações e design modernos permitem máxima flexibilidade, para que os trabalhadores não se sintam impedidos por estruturas rígidas. O edifício moderno também utiliza práticas de sustentabilidade, tornando-o ótimo para todos os negócios modernos. Desde salas de reunião à prova de som de última geração até dispositivos inteligentes, o Rio Mar Trade Center tem o equilíbrio certo entre profissionalismo e elegância moderna. As comodidades também são incríveis.
As soluções empresariais evoluíram muito e contratar equipes jurídicas costumava ser simples. Hoje em dia, a tarefa é muito mais complicada. No entanto, o Rio Mar Trade Center oferece às empresas flexibilidade para abordar equipes jurídicas de uma maneira moderna, sem sacrificar a produtividade ou a conveniência. As empresas podem contratar várias equipes jurídicas se desejarem, ou contratar um departamento centralizado.
Comments are closed.